Retrospectiva: Como foi 2017 para sua empresa?

Retrospectiva: Como foi 2017 para sua empresa?

Homem-saltando-entre-montanhas-representando-a-mudança-de-ano

Que tal aproveitar o fim do ano para fazer uma retrospectiva da sua empresa? Como foi o ano que passou? Assim como fazemos na nossa vida pessoal, é importante pararmos para fazer uma reflexão também em nossa vida empresarial para podermos planejar o ano que vai chegar.

Tenha em mente que isso não é uma perda de tempo e sim um ganho futuro, afinal, planejamento é fundamental para que os resultados positivos apareçam.

Pare e lembre de tudo o que aconteceu, não só na parte financeira, mas de uma forma geral, faça uma retrospectiva que te ajude a avaliar suas falhas e sucessos. Assim você poderá perceber o que foi bom para repetir no próximo ano e ficar atento ao que não funcionou para tomar as medidas necessárias em 2018.

É importante também, que você, empreendedor, faça uma autoavaliação. Como foi seu comportamento como gestor? Como agiu com seus colaboradores? O que pode fazer para melhorar? (Para ter resultados exitosos, seja sincero com você mesmo, ok?)

Confira algumas perguntas importantes para te ajudar nessa retrospectiva:

1- Quais foram os meus resultados com as vendas?

Pegue os resultados sobre as vendas do seu produto/serviço e avalie o desempenho ao longo do ano. Destaque os meses em que houve crescimento e também queda e tente identificar os fatores desses picos. Assim, você pode descobrir os motivos que levam suas vendas a aumentarem em determinado período e também identificar as quedas, se preparando antecipadamente para os períodos de baixa.

Você também pode buscar alternativas para que nesse período de queda, as vendas não diminuam tanto, realizando promoções ou intensificando divulgações.

2- Qual foi o lucro da minha empresa?

Um alto volume de vendas não significa, necessariamente, que a sua empresa teve grandes lucros. Com essa análise você pode avaliar seus preços, rever os descontos que praticou, reavaliar promoções, e assim, se planejar melhor para 2018.

3- As metas de 2017 foram cumpridas?

Verifique se o que você planejou para 2017 se concretizou. Para que sua empresa cresça, é preciso ter suas metas bem definidas. Assim você consegue traçar um planejamento de como alcançá-las e fazer um acompanhamento para verificar se tudo está indo bem. Caso não tenha feito isso em 2017, aproveite para fazer para 2018 e, que tal, também para os próximos 5 anos?

Parece muito tempo, mas dependendo do que você quer conquistar daqui a 5 anos, precisa começar a se mexer desde já. Com metas e prazos, sua empresa tem maiores chances de se desenvolver e crescer.

4- Minha equipe está satisfeita?

Uma empresa não funciona sozinha. Para crescer é preciso que todos estejam alinhados e trabalhando em prol de um mesmo objetivo. Ter uma equipe satisfeita e comprometida é fundamental. Avalie o nível de satisfação dos seus colaboradores e pense no que pode melhorar para ter uma equipe cada vez mais motivada.

5- No que eu errei este ano?

Errar é humano, mas os erros precisam servir para algo. Que tal identificar onde você cometeu erros para evitá-los? Olhe para sim, seja sincero com você mesmo, converse com seus colaboradores e peça opiniões sinceras. Não é fácil ouvir feedback negativo ou críticas, mas é preciso trabalhar isso de forma construtiva. Assuma seus erros e cresça como profissional.

 

Aproveite o fim de ano para imaginar como será 2018. Sonhe com aquilo que deseja alcançar, imagine suas conquistas e coloque todas em um papel. Depois, será a hora de colocar cada desejo em prática com objetivos claros para que possam se materializar de verdade.

Que venha um Ano Novo de muitas vitórias e obstáculos vencidos. Que venha 2018!

Que tal ler nosso último post: “Planeje-se para dar uma guinada em sua empresa em 2018″?


Publicado também no Medium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.