03 ferramentas para fazer um planejamento eficiente para sua empresa

pixabay

Para chegar onde se quer, é preciso se planejar. Sem planejamento, chega-se a qualquer lugar e, muito provavelmente, a destinos indesejados.

Mais do que a busca de um plano formal, o planejamento estratégico é um processo valioso de análise da realidade da empresa e de discussão de oportunidades.

Mas você ainda pode estar se perguntando por que fazer o planejamento estratégico de seu negócio. A resposta é simples: para implantar organização, direcionamento e controle, minimizando as deficiências e melhorando a eficiência.

O planejamento te permitirá, portanto, construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de sua empresa de forma crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível. Assim, te possibilitará ter mais confiança, segurança e clareza do papel que você deseja que a sua empresa assuma no mercado.

Antes de falarmos sobre as ferramentas para o planejamento, de forma mais específica, é preciso ressaltar que o planejamento estratégico, para ser eficiente, deve ser feito a partir de uma sequência lógica, com planos de ação para curto, médio e longo prazo.

Para começo de conversa, é preciso fazer uma análise de cenário e definir os objetivos gerais e as estratégias gerais, o que se deseja alcançar e como, elaborando objetivos e estratégias.

Então, vamos à prática? Conheça as 03 principais ferramentas que podem te auxiliar no planejamento estratégico do seu negócio. Elas te ajudarão a ter sucesso empresarial, por meio de uma gestão ágil, eficiente e completa:

1. Análise SWOT

Essa ferramenta permite sistematizar a análise do cenário macroambiente e microambiente. Ao avaliar o macroambiente, ou ambiente externo, identificam-se oportunidades e ameaças.

O macroambiente é o ambiente que você não controla e do qual recebe impactos importantes relacionados à dinâmica dos setores político, econômico, social e tecnológico. Esse cenário contém oportunidades de mercado, mas também ameaças negativas e limitações que podem atrapalhar o seu desempenho no mercado.

O microambiente, ou ambiente interno, por sua vez, é aquele que você controla. Tenha foco na identificação dos pontos fortes e fracos da sua empresa. Identifique as potencialidades e aprenda a lidar com suas limitações.

Com base no conhecimento de todo esse cenário, basta traçar estratégias para aproveitar as oportunidades e os pontos fortes e minimizar as ameaças e os pontos fracos! A sigla “SWOT” deriva exatamente do que foi discutido aqui:

S — Strenghts (Forças)

W- Weaknesses (Fraquezas)

O- Opportunities (Oportunidades)

T- Threats (Ameaças)

2. PDCA

Essa metodologia, gerada nos Programas de Qualidade Total, orienta a organização a traçar estratégias seguindo as etapas de:

Planejamento: Fase em que se identifica problemas e estabelece planos de ação.

Executar: Fase de executar o que foi planejado.

Controle: Este é o momento de conferir se as metas foram atingidas e de acompanhar os indicadores.

Agir: Aqui, faz-se as correções necessárias, padronizando o que foi positivo nos processos anteriores.

Assim como no caso da ferramenta anterior, a sigla que dá nome à ferramenta “PDCA” deriva desses passos:

P — Plan (Planejamento)

D — Do (Executar)

C — Check (Controle)

A — Act (Agir)

3. Balanced Scorecard (BSC)

Esta metodologia mostra os indicadores de desempenho sob as perspectivas de finanças (área financeira), clientes, processos internos (operações internas), pessoas e aprendizado (recursos e infraestruturas).

Através de um mapa estratégico, são apresentadas as ações propostas em uma relação de causa e efeito. Os objetivos e as estratégias serão alcançados pelas ações relacionadas às seguintes expectativas:

Perspectiva de recursos e infraestrutura: serviços e máquinas adequados, profissionais motivados e competentes.

Perspectiva interna: produtos sem defeito, entregas pontuais, inovação de serviços e produtos.

Perspectiva do cliente: satisfação e fidelização.

Perspectiva financeira: retorno do investimento e valor para os acionistas.

Se você deseja se aprofundar no tema Planejamento, o Sebrae oferece diversas soluções, como a oficina Sei Planejar, para MEIs, o curso Planejamento Estratégico na Medida, para Microempresas, além de diversas soluções EAD dentro dessa temática.


Já leu nosso último post “Confira se sua empresa está ultrapassada”? Confira aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *