Para chegar onde se quer, é preciso se planejar. Sem planejamento, chega-se a qualquer lugar e, muito provavelmente, a destinos indesejados.
Mais do que a busca de um plano formal, o planejamento estratégico é um processo valioso de análise da realidade da empresa e de discussão de oportunidades.
Mas você ainda pode estar se perguntando por que fazer o planejamento estratégico de seu negócio. A resposta é simples: para implantar organização, direcionamento e controle, minimizando as deficiências e melhorando a eficiência.
O planejamento te permitirá, portanto, construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de sua empresa de forma crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível. Assim, te possibilitará ter mais confiança, segurança e clareza do papel que você deseja que a sua empresa assuma no mercado.
Antes de falarmos sobre as ferramentas para o planejamento, de forma mais específica, é preciso ressaltar que o planejamento estratégico, para ser eficiente, deve ser feito a partir de uma sequência lógica, com planos de ação para curto, médio e longo prazo.
Para começo de conversa, é preciso fazer uma análise de cenário e definir os objetivos gerais e as estratégias gerais, o que se deseja alcançar e como, elaborando objetivos e estratégias.
Então, vamos à prática? Conheça 3 ferramentas de gestão que podem te auxiliar no planejamento estratégico do seu negócio. Elas te ajudarão a ter sucesso empresarial, por meio de uma gestão ágil, eficiente e completa:
Essa ferramenta permite sistematizar a análise do cenário macroambiente e microambiente. Ao avaliar o macroambiente, ou ambiente externo, identificam-se oportunidades e ameaças.
O macroambiente é o ambiente que você não controla e do qual recebe impactos importantes relacionados à dinâmica dos setores político, econômico, social e tecnológico. Esse cenário contém oportunidades de mercado, mas também ameaças negativas e limitações que podem atrapalhar o seu desempenho no mercado.
O microambiente, ou ambiente interno, por sua vez, é aquele que você controla. Tenha foco na identificação dos pontos fortes e fracos da sua empresa. Identifique as potencialidades e aprenda a lidar com suas limitações.
Com base no conhecimento de todo esse cenário, basta traçar estratégias para aproveitar as oportunidades e os pontos fortes e minimizar as ameaças e os pontos fracos! A sigla “SWOT” deriva exatamente do que foi discutido aqui:
S — Strenghts (Forças)
W- Weaknesses (Fraquezas)
O- Opportunities (Oportunidades)
T- Threats (Ameaças)
Essa metodologia, gerada nos Programas de Qualidade Total, orienta a organização a traçar estratégias seguindo as etapas de:
Planejamento: Fase em que se identifica problemas e estabelece planos de ação.
Executar: Fase de executar o que foi planejado.
Controle: Este é o momento de conferir se as metas foram atingidas e de acompanhar os indicadores.
Agir: Aqui, faz-se as correções necessárias, padronizando o que foi positivo nos processos anteriores.
Assim como no caso da ferramenta anterior, a sigla que dá nome à ferramenta “PDCA” deriva desses passos:
P — Plan (Planejamento)
D — Do (Executar)
C — Check (Controle)
A — Act (Agir)
Esta metodologia mostra os indicadores de desempenho sob as perspectivas de finanças (área financeira), clientes, processos internos (operações internas), pessoas e aprendizado (recursos e infraestruturas).
Através de um mapa estratégico, são apresentadas as ações propostas em uma relação de causa e efeito. Os objetivos e as estratégias serão alcançados pelas ações relacionadas às seguintes expectativas:
Perspectiva de recursos e infraestrutura: serviços e máquinas adequados, profissionais motivados e competentes.
Perspectiva interna: produtos sem defeito, entregas pontuais, inovação de serviços e produtos.
Perspectiva do cliente: satisfação e fidelização.
Perspectiva financeira: retorno do investimento e valor para os acionistas.
Se você deseja se aprofundar no tema Planejamento, o Sebrae oferece diversas soluções, como a oficina Sei Planejar, para MEIs, o curso Planejamento Estratégico na Medida, para Microempresas, além de diversas soluções EAD dentro dessa temática.
Já leu nosso último post “Confira se sua empresa está ultrapassada”? Confira aqui
criarblogpro.com.br | Abr 16,2018
Apenas o que eu estava procurando, obrigado. Compreensível e fácil.
sebraees | Jun 14,2018
Que bom! Ficamos muito felizes em saber que o conteúdo foi útil. Toda segunda-feira publicamos um texto novo. Fique ligado! Fique à vontade, também, para sugerir temas e ideias!