Confira se sua empresa está ultrapassada

Confira se sua empresa está ultrapassada

pessoas-cansadas-prestando-pouca-atenção

Você sabe que os clientes têm se tornado cada vez mais exigentes. A tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço e o mercado mudou completamente. Porém, não é só isso. Os princípios e exigências dos funcionários também têm mudado e as empresas que não se adequarem podem perder capital intelectual e boas oportunidades de negócios.

Será que a sua empresa está parada no tempo? Para saber se suas práticas de gestão não estão de acordo com a era digital, a EXAME listou alguns sinais que sugerem a desatualização do seu negócio.

Confira cinco atitudes que mostram se sua empresa está ultrapassada:

1 — Sua empresa não sabe que felicidade gera produtividade

Os negócios que antecipam tendências já entenderam algo fundamental: as pessoas precisam ser bem tratadas para produzirem. Por isso, formular regras draconianas quanto a meras formalidades, como vestimentas e jornada de trabalho, é um dos sinais de que seu empreendimento está ultrapassado.

Muitas empresas já perceberam que funcionário mais feliz é mais produtivo. Quem não perceber isso terá dificuldade em contratar os melhores profissionais.

2 — Sua empresa não presta atenção no cliente…

O fechamento dos acordos também era mais simples antigamente. Com pouca oferta e muita demanda, uma negociação se resumia a um simples “sim” ou “não”. Se um cliente não quisesse comprar seu produto ou serviço, sem problemas: outro iria aparecer.

Hoje, há muita oferta no mercado e ganha quem possuir a melhor solução para o consumidor. Nesse cenário, a melhor forma de descobrir o que seu cliente procura é por meio da interação.

Conceitos como big data e inteligência artificial permitem que seu negócio conheça muito melhor seu consumidor, dando um atendimento mais preciso. Os empreendimentos que não participarem dessa virada tecnológica e levarem ao extremo o foco no cliente poderão estar fadados ao passado.

Tem sido cada vez mais comum encontrar os mesmos produtos em locais diferentes. Por isso, os clientes têm buscado, cada vez mais, vivenciar experiências ao interagir com uma marca.

3 — … E nem na concorrência

De forma análoga, sua empresa também precisa ficar de olho na concorrência: a qualquer momento, ela pode desenvolver uma nova estratégia. Em um mercado super competitivo, ignorar tais avanços é a receita certa para ser ultrapassado.

É preciso estar cada vez mais conectado com outras pessoas e outras empresas para se desenvolver. Por mais inovadora que seja sua ideia, em breve alguém fará algo parecido e, por que não, ainda melhor? Por isso, não trabalhe sozinho.

Ter a necessidade de buscar informação e de desenvolver contatos é justamente um traço dos empreendedores. Antigamente, para ter sucesso no mundo empresarial, bastava ser um bom administrador; hoje, além de dominar técnicas de gestão, é preciso ter tais traços inovadores incorporados ao seu comportamento.

4 — Sua empresa vive um luxo desnecessário

Um sinal fácil de perceber de que seu negócio está ultrapassado é olhar ao seu redor: você possui itens que não são necessários, apenas para manter um certo “status”?

Adquirir um espaço enorme, um maquinário de produção gigantesca ou contratar funcionários a mais fazem com que seu negócio fique financeiramente imobilizado — o que impede dar a devida importância à inovação.

Invista no que é realmente necessário, como desenvolvimento de produto e funcionários talentosos, e deixe gastos supérfluos de lado.

5 — Sua empresa acha que sustentabilidade é descartável

Você acha que sustentabilidade é apenas uma palavra bonita que faz parte da campanha de marketing? Se a resposta for sim, saiba que seu negócio não irá durar por muito tempo.

Especialmente durante períodos de recessão econômica, a questão sustentável costuma ser ignorada por empresários em prol da venda a qualquer custo. Mas não há como sobreviver em médio e longo prazo dessa forma, em qualquer tipo de negócio.

Ser uma empresa sustentável é mais que passar uma mensagem positiva perante seus clientes, é tomar atitudes que farão sua empresa respeitar o meio ambiente e ainda reduzir gastos diversos.


Já leu nosso último post “Passo a passo: saiba como conseguir crédito para seu negócio”? Confira aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.