Passo a passo: saiba como conseguir crédito para seu negócio

pixabay

Você sabe quais cuidados precisa tomar antes de ir a uma instituição financeira pedir recursos? Saiba que, ao se planejar, você aumenta suas chances de sucesso nessa empreitada!

Por exemplo, antes de sair de casa em busca de crédito, é importante identificar a real necessidade de empréstimo ou financiamento; pesquisar a linha e o banco que melhor atendem a seu projeto e elaborar um plano de negócios.

Isso porque, para expandir os negócios, micro e pequenas empresas têm acesso a linhas de crédito específicas para o segmento ou a finalidade que se deseja alcançar com o recurso.

Confira abaixo as orientações do Sebrae para o empreendedor que precisa obter crédito:

Identifique a necessidade de crédito — Tenha em mente a finalidade do recurso pretendido e o valor necessário. Por exemplo, se você precisa comprar determinado maquinário, já faça uma pesquisa no mercado para saber o recurso necessário para isso. O mesmo vale para outros objetivos, como compra de matéria-prima, materiais e mão-de-obra para reforma, entre outros.

Preserve recursos próprios — O ideal é que você preserve recursos próprios para capital de giro e financie itens como máquinas e equipamentos, por exemplo. Nas linhas de financiamento para investimentos fixos, os limites são maiores, os custos são menores, os prazos de pagamento também são maiores e as garantias, facilitadas.

Mantenha um bom relacionamento com seu banco — Um bom histórico influencia a decisão do gerente de financiar seu projeto. Entre em contato com seu banco, mas não se esqueça de verificar as condições das instituições concorrentes.

Escolha a instituição financeira — Não basta simplesmente bater de porta em porta. Se você quer ser assertivo em sua busca, se informe previamente sobre as linhas de financiamento que melhor se enquadram às suas necessidades de crédito, especificamente. Procure saber quais instituições financeiras operam com essas linhas específicas. Lembre-se ainda que condições como custos, prazos e limites costumam variar de banco para banco. Então, quanto mais você conseguir especificar suas necessidades e pesquisar linhas e instituições que possam te dar o que você precisa, maiores suas chances de êxito.

Analise os fatores de restrição — Antes de sair em busca do crédito, garanta que você esteja com todos os fatores de restrição em dia, isto é, adequados às exigências dos bancos. Exemplos são situação legal, garantias e capital próprio.

Faça um plano de negócios — Esse instrumento é fundamental para mostrar ao banco que seu projeto é viável do ponto de vista financeiro. Algumas instituições, contudo, podem pedir que o estudo da viabilidade seja feito com a ferramenta dela. Lembre-se: qualquer instituição quer correr o mínimo de risco, por isso, elaborar um estudo com a análise de mercado, produto, operação e finanças demonstra a viabilidade do projeto, sua capacidade de pagamento e, claro, aumenta as chances de aprovação.

Faça o pedido — Ao chegar ao banco, apresente ao gerente de pessoa jurídica a documentação, as garantias e o plano de negócios, abordados nos itens anteriores, para que ele avalie seu projeto e possa te dar um retorno sobre a liberação ou restrição ao seu financiamento.

Se você deseja ou precisa aprender mais sobre esse tema, temos uma dica para você!

O Sebrae ES realizará o evento O Futuro do Mercado Financeiro para os Pequenos Negócios, que abordará as perspectivas e tendências do mercado financeiro para manter-se estável e em equilíbrio financeiro hoje, além de planejar o futuro de seu negócio.

O evento contará com palestra de Samy Dana, que é economista, doutor em administração e PHD in business. Dana é, ainda, apresentador do programa Conta Corrente, da Globo News, professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, comentarista, colunista em sites diversos, autor de livros e possui mais de 15 anos de experiência em consultoria e palestras.

Na ocasião, você também saberá como renegociar dívidas com Instituições Financeiras, além de conhecer mais sobre linhas de crédito com o BNDES.

O evento acontece no dia 31 de outubro, a partir das 8h30, no Centro de Convenções de Vitória, na Rua Constante Sodré, 157, Santa Lúcia, Vitória.

É voltado para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, com inscrições gratuitas e limitadas, sendo permitidos dois participantes por CNPJ.


Já leu nosso último post “Descubra como encantar o turista no atendimento”? Confira aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *