Mexa-se e aumente suas vendas

Mexa-se e aumente suas vendas

imagem-difusa-com-homem-ao-fundo-números-e-seta-sentido-para-cima

Evolução tecnológica, acesso à internet, crise econômica. Vários fatores foram responsáveis pela mudança de hábito dos consumidores brasileiros. Muitos passaram a economizar, deixando gastos supérfluos de lado, e outros passaram a gastar de forma diferente.

Segundo a pesquisa Total Retail 2017, da PricewaterhouseCoopers (PwC), 63% dos entrevistados disseram ter realizado mais pesquisas de preço em diferentes lojas varejistas para encontrar o menor preço e, dessa forma, economizar. Outras medidas adotadas pelos brasileiros foram: redução de frequência de entretenimento (restaurante, bares, entre outros) adotada por 49% dos entrevistados; visitas mais frequentes a lojas em busca de ofertas (46%); e restrição de compras a artigos de primeira necessidade (43%).

De acordo com a pesquisa, num cenário de melhora na economia, 41% dos brasileiros pretendem preservar os hábitos de consumo e poupar dinheiro. E outros 38% farão mais pagamentos à vista.

As compras online estão ganhando relevância no Brasil nos últimos anos. Em 2012, 70% das pessoas afirmavam realizar compras em lojas físicas pelo menos uma vez por mês. Hoje, são 55%, a mesma porcentagem que afirma utilizar o computador mensalmente para fazer aquisições. O canal que apresentou maior crescimento foi o smartphone, que era usado por 15% das pessoas e, agora, por 31%.

Essas mudanças de comportamento dos consumidores brasileiros têm sido sentidas por muitos empresários que viram suas vendas caírem ou mudarem com o passar do tempo. Dessa forma é fundamental que você, empreendedor, fique atento a alguns pontos importantes para manter e até mesmo aumentar suas vendas.

Busque a inovação

Quando falamos de inovação, pensamos logo em tecnologia, mas a inovação pode ser inserida em diversas áreas da sua empresa. Pode ser algo inovador no atendimento, na gestão da empresa, processos internos… Com o mercado cada vez mais competitivo, com a internet cada vez mais acessível, seu concorrente deixar de ser apenas aquele próximo de você e passa a ser incontável.

Apesar da crise econômica e mudança nos hábitos na hora da compra, muitos consumidores ainda continuam gastando quando se interessam por algo. As pessoas querem mais que apenas o produto ou serviço, elas buscam vivenciar experiências e poder compartilhar isso com amigos, principalmente pelas redes sociais.

Ao mesmo tempo que as pessoas buscam por novidades e tecnologia, elas também estão atentas aos itens com “pegada retrô”. Muitos produtos que fizeram sucesso há anos estão voltando e fazendo a felicidade do público. Veja se algo parecido é possível fazer no seu estabelecimento e se agradaria o seu público.

Ofereça atendimento individualizado

Os clientes não são iguais. Cada um sente-se melhor com um tipo de atendimento. Alguns gostam de atenção, querem um vendedor ao lado, dando dicas, orientações, falando sobre os produtos. Já outros preferem terem seu espaço, olhar, provar, sem ninguém ao lado falando o tempo todo, apenas por perto para quando for chamado. O vendedor precisa estar atento a isso, perceber o tipo de cliente e oferecer o melhor atendimento.

Motive sua equipe

Sua equipe precisa caminhar junto com você. Ela precisa estar motivada para trabalhar com vontade e buscar resultados positivos para a empresa. Para isso faça com que seus funcionários se sintam como parte da empresa. Eles precisam perceber que, quando a empresa estiver bem, dando lucros, tendo clientes, eles também vão ser beneficiados com isso.

Recompense seus colaboradores com planos de carreira, prêmios, brindes, comissão, folgas, aumento, o que for possível com um planejamento para não ter problemas futuros. Mesmo que as recompensas sejam pequenas, eles precisam perceber que o esforço deles vale a pena. Caso contrário podem acabar trabalhando “de qualquer jeito” apenas para receber o salário do mês.

Se possível, faça com que eles participem também de processos decisórios na empresa, mostre que a opinião deles é importante, afinal, são as pessoas que trabalham na linha de frente do seu negócio e conhecem as dificuldades do dia a dia. Crie um relacionamento bom com seus funcionários, procure deixar sua equipe por dentro de tudo o que está acontecendo e sobre seus próximos objetivos.

Mantenha sua equipe capacitada

Atender bem é um grande desafio e um bom atendimento pode ser o diferencial tão perseguido pela sua empresa, como forma de fidelizar sua clientela. O bom atendimento de uma equipe de vendas baseia-se na premissa de que o vendedor é o elo entre a demanda do cliente e a proposta da empresa.

Para atingir esse bom atendimento é necessário que sua equipe desenvolva habilidades e aplique conhecimentos específicos para essa tarefa. Capacitar seus funcionários constantemente é primordial para bons resultados.

Existem algumas instituições de apoio às empresas que oferecem capacitações gratuitas, muitas delas à distância, além de eventos e palestras, que são ótimas oportunidades para se manter atualizado sobre as tendências e novidades do mercado.

Um exemplo é o Seminário Desafios do Crescimento, que será oferecido gratuitamente, no dia 4 de outubro, com os palestrantes Ricardo Lemos e Renato Meirelles. O evento vai abordar estratégias de inovação, decisão e ação para pequenos negócios capixabas.


Já leu nosso último post “Venda mais com técnicas do visual merchandising”? Confira aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.