Entenda se sua ideia de negócio é viável

Entenda se sua ideia de negócio é viável

E aí, está pensando em abrir um negócio? Mas já se perguntou se sua ideia de negócio é viável Avaliar a viabilidade de um negócio é fundamental para saber se a ideia realmente vale a pena ou se deve ser descartada e substituída por outra.

Essa é uma atitude decisiva para saber a capacidade do que o negócio tem de gerar lucro. Logo, também é um passo fundamental para evitar prejuízos ou mesmo o risco de falência.

Porém, você deve estar se perguntando quais informações e dados são necessários para fazer uma avaliação como essa. Nesse post, queremos te dar algumas respostas. Vamos lá?

Em primeiro lugar, você precisa escrever suas ideias de forma clara e sistemática. Esse planejamento precisa ser destrinchado em quatro pilares básicos: Mercado, Finanças, Análise de Cenários e Avaliação de Estratégias.

Na Pesquisa de Mercado, você irá identificar seu público-alvo, seus fornecedores, as práticas de mercado e a concorrência. Essa etapa te permitirá conhecer o perfil socioeconômico dos clientes, suas preferências e expectativas. Também é nesse momento que você irá entender o comportamento dos seus concorrentes e como buscar diferenciais que agreguem valor ao seu produto ou serviço, de modo que você não seja apenas mais um no mercado. Esse estudo embasará seu plano de marketing, que irá prever as estratégicas para atrair e fidelizar seus clientes.

A etapa voltada ao Planejamento Financeiro, te dará uma ideia sobre o investimento financeiro inicial. Para isso, você precisará ter em mente a infraestrutura necessária para que a sua empresa saia do papel. Itens como estrutura física, documentação, equipamentos e estoque devem ser levados em conta nesse momento. Isso sem esquecer a previsão de vendas em cada mês e qual a venda mínima necessária para cobrir todos os custos e as despesas.

A Análise de Cenários, por sua vez, trará maior entendimento dos riscos que a empresa corre quando é criada ou está em atividade. Prever e administrar esses riscos ajuda a manter a sustentabilidade do negócio. Simule cenários com possibilidades de resultados pessimistas e otimistas, e pense em ações para minimizar os problemas ou intensificar os bons resultados.

Na etapa de Avaliação de Estratégias, valide e ajuste as informações de mercado, estimativas de receitas e custos de planejamento. Apresente suas ideias a potenciais clientes e verifique se eles concordam e se pagariam pelo que você quer oferecer.

Pesquise, estude, se capacite, participe de feiras e eventos, procure informações sobre empresas que admira. O Plano de Negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.

O Plano orienta na busca de informações detalhadas sobre o ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e na gestão da empresa.

Os interessados em montar um plano de negócio podem ligar para 0800 570 0800 ou procurar o Sebrae mais próximo.


Já leu nosso último post “Por que as empresas morrem”? Confira aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.