Se tornar o próprio patrão e abrir uma empresa é uma decisão muito importante e difícil de ser tomada. Afinal, requer fazer escolhas, mudar rotinas, encarar desafios. Muitas pessoas pensam apenas na ideia do negócio e esquecem do principal: elaborar um bom planejamento estratégico e financeiro. De acordo com uma pesquisa do Sebrae, a cada 100 empresas abertas no Brasil, pouco mais de 75 sobrevivem ao primeiro ano. O Espírito Santo é o sexto estado com a melhor taxa de sobrevivência.
Para ficar entre as empresas que se mantém vivas e prósperas é preciso pensar a empresa como um todo antes mesmo de tirar o sonho do papel. O fundador da ContaAzul, empresa que oferece serviços de gestão online para pequenas empresas, Vinícius Roveda, deu uma entrevista para a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e listou algumas dicas para quem quer evitar erros comuns ao empreender. Confira:
A falta de planejamento é uma das principais causas de mortalidade das empresas. Os erros são comuns, mas o importante é que as falhas sejam encaradas como um aprendizado. O ideal é testar e validar seu negócio o mais rapidamente possível — e não ter medo de mudar completamente a estratégia caso seja preciso. Lembre-se de que, se você invalida uma ideia em pouco tempo, o prejuízo é menor. O canvas é um modelo bastante útil para desenvolver sua ideia de negócios.
Quanto mais você conhecer o seu cliente, maior será a probabilidade de ter sucesso. Mas não basta apenas ter informações do tamanho do seu público-alvo e de sua preferência. Também é importante entender o comportamento, os hábitos e as rotinas de quem você quer atingir. Com essas informações em mãos, é possível personalizar produtos ou serviços, conquistar os usuários e obter sucesso mais facilmente.
Empreendedores iniciantes se veem tentados a começar suas atividades de maneira informal. A intenção principal é fugir dos impostos. No entanto, sem a formalização, o seu negócio fica impedido de crescer. A capacidade de emitir nota fiscal, criar uma conta bancária como pessoa jurídica, obter máquinas de cartão de crédito e solicitar empréstimos públicos é exclusiva para quem tem um CNPJ. Confira aqui 7 motivos para se formalizar.
Muitos empreendedores vivem mergulhados em uma completa desorganização financeira, algo terrível para os negócios. Para “sair do vermelho”, o primeiro passo é organizar seu fluxo de caixa. Com planilhas simples, é possível controlar os valores que entram e saem, inclusive com previsões futuras.
Empreendedores iniciantes também costumam errar muito na hora de definir a margem de lucro e fixar preços de produtos. É comum encontrar empresários que vendem muito, mas se queixam de não ver o dinheiro entrar. Isso acontece em razão de cálculos equivocados. Saiba que há técnicas corretas para definir margens de lucro e preço de produtos e serviços.
Estratégias de comunicação devem ser adotadas em qualquer negócio, seja ele de grande ou pequeno porte. Algumas medidas criativas podem ser adotadas sem grandes custos. Uma newsletter para o e-mail dos seus clientes, informando sobre novidades e promoções, é uma forma relativamente barata de informá-los. As redes sociais também são opções gratuitas que não podem ser deixadas de lado. Usando as plataformas corretas você pode ter bons resultados.
Empreender tem sido a opção de muitas pessoas e pode parecer muito vantajosa para quem está desempregado ou deseja se tornar seu próprio patrão, porém requer atenção, cuidado, preparo, disposição e coragem. Busque o maior número de informações possível sobre o mercado em que pretende atuar, além dos riscos a serem enfrentados. Dessa forma, estará mais preparado e poderá evitar erros.
Já leu nosso último post “Empreendedor pode tirar dúvidas pelo chat do Sebrae ES”? Confira aqui
Yandra Gomes | Jun 6,2019
Sou empreendedora, preciso formalizar o meu negócio e reestruturá lo da forma correta.
Sebrae ES | Jun 10,2019
A formalização é um passo muito importante, Yandra. E certamente ajudará você na reestruturação do seu negócio. E nossa missão é apoiá-la em sua jornada empreendedora. Ligue para 0800 570 0800 e fale conosco :]
vicente paulo campodonico | Fev 19,2020
Parabéns pela matéria,muito esclarecedora e informativa baixei o CANVAS para estudar mais detalhes,muito obrigado e continue nos informando quando possível.
Gostaria de receber dados de como realizar pesquisas direcionadas ao setor de alimentos ,tais como :salgadinhos para consumo diário da população local,para festas,supermercados etc.
Planilhas para pesquisas direcionadas
Pergunta:Ao abrir uma MEI no ramo de fabricação e vendas de salgados para consumo e vendas no atacado o mei somente pode contratar via emprego formal um(1) funcionário,
Poderia entretanto contratar outras pessoas prestadoras de serviços formalizados em contratos de prestação de serviços também formalizadas como MEI?
TAIS COMO:
MOTOBOY INDEPENDENTE 5320-2/02
PANFLETEIRO(A) INDEPENDENTE 7319-0/02
PROMOTOR(A) DE EVENTOS INDEPENDENTE 8230-0/01
PROMOTOR(A) DE VENDAS INDEPENDENTE 7319-0/02
SALGADEIRO(A) INDEPENDENTE 5620-1/04
VENDEDOR(A) AMBULANTE DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS INDEPENDENTE 5612-1/00
No aguardo de sua resposta ,sou grato.
João da Mata Rodrigues | Mai 11,2020
O SEBRAE tem sido um parceiro de importância vital para a pequena empresa. Vale a pena dizer que a estratégia de ensino do SEBRAE nunca ficou atrasada, aprimora e atualiza sempre.
Parabéns SEBRAE!
Sebrae ES | Jan 7,2021
Agradecemos o carinho!
Assine nossa newsletter!
Categorias
Artigos recentes
Copyright @ 2021