Redes sociais: aliadas ou vilãs do seu negócio?

Redes sociais: aliadas ou vilãs do seu negócio?

Computador, tablet e um copo d'água

Mesmo que você não tenha uma página oficial nas redes sociais, provavelmente seu produto ou serviço já foi ou é assunto na internet. Inevitavelmente vão falar do seu negócio através de comentários, indicações ou até reclamações. O segredo para evitar o falatório e causar uma boa impressão é se relacionar. Por isso é importante saber como potencializar os efeitos da comunicação nas redes sociais, transformando-a em sucesso para sua ação.

Dessa forma, não se esconda, saiba ouvir as críticas e se prepare para resolvê-las, conheça o seu público e seja agradável. Porém, não basta criar uma conta ou um perfil e deixar jogado às mínguas. É preciso usar e usar de forma correta para que os resultados sejam positivos para sua empresa.

Lembre-se que as redes sociais não são exclusividade dos jovens e nem atinge determinadas classes sociais. Hoje todos acessam a internet e querem se comunicar com empresas, sejam elas grandes ou pequenas. E essa comunicação, diferentemente do que acontece com as mídias tradicionais, como televisão ou rádio, onde o público apenas recebe a mensagem, a internet permite que o consumidor também interaja, faça seu comentário, dê sua opinião, faça sua crítica e sugestão.

Uma grande vantagem das redes sociais na comunicação empresarial é o baixo custo para fazer anúncios. Além disso, a resposta pode ser bem mais rápida do que se fosse usado um serviço telefônico de atendimento ou mídia tradicional.

Confira abaixo 5 dicas para não transformar em vilã, uma ferramenta que pode ser uma grande aliada.

1. Escolha a melhor rede social para divulgar seu negócio

Atualmente o Facebook tem se mostrado uma boa ferramenta por ter maior número de perfis ativos e também funcionalidades de auxílio como calendário, convite a amigos, confirmação de presença em eventos, entre outros. Porém você precisa conhecer um pouco de cada ferramenta para verificar qual lhe atende melhor. Entre os mais populares estão o Twitter, Instagram e Snapchat. Muito cuidado também para não abrir uma conta em cada rede e não usá-las adequadamente. Não adianta nada fazer apenas por fazer. Se não tem pernas para cuidar de tudo, vá com calma. Melhor ter uma conta bem trabalhada, com boas postagens e interações do que estar presente em todas, mas elas ficarem abandonadas.

2. Seja claro nas informações sobre a sua empresa

Ao criar o perfil ou conta do seu empreendimento, seja claro nas informações. Coloque nome da empresa, endereço telefone para contato, e-mail. Dependendo da rede social que for usar, preencha as principais informações sobre a empresa, como horário de funcionamento e até mesmo forma de pagamento. Tudo isso ajuda o cliente a encontrar a sua empresa e ele já fica sabendo algumas informações, por exemplo, se sua empresa aceita cartão de crédito.

3. Esteja sempre acessível

Ao divulgar informações, como telefone e e-mail, lembre-se que estes também são canais de acesso para clientes ou novos clientes entrarem em contato, seja para elogios, reclamações, orçamentos ou mesmo para comprar produtos ou serviços. Por isso fique atento e disponível.

4. Responda as interações

Caso os clientes comentem na sua página, busque manter uma interação e responder sempre que possível. Mostre que você está à disposição e mantenha um diálogo. Esteja preparado também para as críticas e reclamações. Entenda o que está acontecendo e se prontifique a resolver os problemas da melhor forma e no menor tempo possível. Não ignore os comentários, pois essa prática é muito mal vista pelos internautas e sua empresa pode ser mal falada.

5. Monitore os resultados

Fique sempre de olho nos resultados de suas publicações. Veja os horários que suas divulgações terão maiores alcances, veja quais posts terão mais interações, como vídeos, textos, imagens. Utilize ferramentas para monitoramento (muitas são gratuitas) para acompanhar o seu desempenho nas redes sociais e tenha dados para ajudar a traçar a estratégia para seu negócio.

Apesar de serem gratuitas e estarem à disposição de todos, se você quer utilizar as redes sociais para fomentar a sua empresa, deve utilizá-las com profissionalismo para que os resultados alcançados sejam os que você espera. Separe um tempo para traçar as estratégias, coloque-as em prática, monitore e altere sempre que preciso, afinal, os hábitos dos clientes mudam constantemente e é preciso estar sempre antenado.


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