Ensino à distância: conhecimento a qualquer hora e em qualquer lugar

Ensino à distância: conhecimento a qualquer hora e em qualquer lugar

materiais de papelaria sobre a mesa

Buscar conhecimento, se atualizar, aprender cada vez mais, são iniciativas que devem ser adotadas por empreendedores que buscam o crescimento de suas empresas. Ao mesmo tempo que a empresa e os lucros crescem, você também precisa se desenvolver, adquirir novas habilidades e competências para administrar seu negócio.

Para melhorar o estabelecimento é importante que você sempre busque orientações para atender bem seus clientes, montar uma boa vitrine, gerenciar seu estoque, cuidar das finanças do negócio, enfim. Mesmo que tenha conhecimento sobre o assunto, é fundamental se manter atualizado, afinal as mudanças têm acontecido cada vez mais rápidas, seja na área da tecnologia, da inovação, o mercado ou mesmo o comportamento dos clientes.

Se você reconhece a importância de se manter atualizado e participar de capacitações, mas está com a agenda lotada, o ensino à distância pode ser uma boa opção. Você pode administrar melhor o seu tempo, escolhendo os horários e locais para estudar. O ensino online difere do presencial pela ausência de contato direto com professores e outros alunos numa sala de aula, mas também cumpre seu papel de transmitir conhecimento.

Diversas instituições já entenderam a importância do ensino à distância e já oferecem capacitações online. O Sebrae, especialista em pequenos negócios, por exemplo, oferece diversos cursos online e gratuitos. As capacitações estão divididas de acordo com o perfil e a necessidade do empreendedor. São cursos voltados para diversos temas como finanças, mercado, inovação, planejamento, pessoas, mercado e venda.

Se você gostou da ideia e pretende adotar o ensino à distância em sua rotina deve ficar atento a algumas orientações, pois apesar de possuir diversas vantagens, é preciso tomar alguns cuidados para que o resultado seja positivo:

Tenha disciplina e organização

É claro que, para obter um resultado satisfatório por meio do ensino à distância, você precisará ter disciplina. Afinal, você não terá aquele compromisso com as aulas de tempo em tempo e poderá estudar apenas no momento em que for conveniente. Se você tem dificuldades em lidar com essa liberdade, é preciso estar atento ou poderá ficar adiando a capacitação dia após dia.

O ideal é preparar uma planilha de estudos, se organizar e cumprir fielmente aquilo que foi estabelecido. Se precisar “faltar” algum dia, faça isso, mas busque manter a disciplina com relação ao resto do seu cronograma. Se ficar sempre adiando a capacitação, você poderá se perder, esquecer o que já estudou e até mesmo desistir de tudo.

Procure um local adequado

Apesar de o ensino à distância possibilitar que você estude em qualquer lugar é importante que você busque um local adequado, que propicie um bom aprendizado. Com a mobilidade tecnológica você pode acessar os cursos onde estiver, mas se é uma pessoa que se dispersa com facilidade, o ideal é procurar um local tranquilo e sem muito barulho. Já quem prefere estudar ouvindo música, por exemplo, o ensino à distância pode ser ideal.

Veja qual é o melhor para você, prepare seu ambiente e dedique-se!

Persevere

Estudar por conta própria pode ser desafiador em diversos momentos, afinal ninguém vai cobrar sua presença e a possibilidade de deixar para depois pode atrapalhar suas atividades. Não deixe que a rotina cansativa tire a sua motivação. Trace metas diárias de estudo e acompanhe sua evolução ao longo dos dias.

Com o avanço da tecnologia, distância, dificuldade de local e horário não são mais desculpas para ficar sem se capacitar. Mas não se esqueça de deixar marcado na agenda aquele compromisso com o seu lazer: seja um passeio com a família, visitar os amigos, brincar com os cachorros, dar uma volta na praia, qualquer atividade que faça você relaxar e se distrair um pouco, afinal, a mente também precisa de um descanso e ninguém é de ferro!


Já leu nosso último post “Os 20 aplicativos gratuitos mais usados por empreendedores”? Confira aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *







Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

printf( 'Publicado em %s', get_the_time('d/m/Y H:i' ));if ( $publish_time !== $modified_time ) { printf( ' | Atualizado em %s', get_the_modified_time('d/m/Y H:i' ) );}