5 Dicas para abrir uma franquia

www.google.com

Uma pesquisa* divulgada este ano mostra que a taxa de empreendedorismo no Brasil é a maior em 14 anos. Isso significa que quatro em cada dez brasileiros adultos já possuem um negócio ou estão envolvidos com a criação de uma empresa.

O alto índice de desemprego é um dos motivos que tem levado as pessoas a abrirem seus próprios negócios. Ao receber o Fundo de Garantia, muitos veem no empreendedorismo a oportunidade de ter sua renda novamente.

E ao pensar em ser o próprio patrão, muitos têm optado em abrir uma franquia. Segundo a ABF — Associação Brasileira de Franquias, esse mercado vem crescendo de forma consistente nos últimos anos e tem se mostrado uma boa alternativa para quem quer abrir o próprio negócio. Essa é uma estratégia de mercado para aqueles que desejam iniciar um novo projeto já com bases mais consolidadas, aplicações testadas e certo reconhecimento pelo público-alvo.

Isso porque as franquias representam um modelo de negócio testado, com um registro histórico dos resultados das operações anteriores. Com base nisso, você pode analisar os dados passados e fazer projeções, diminuindo suas incertezas. As franqueadoras oferecem um vasto material para que você esteja minimamente preparado para empreender.

Mesmo com essas orientações e acompanhamento do franqueador, para que o negócio dê certo você precisará se dedicar a trabalhar bastante. Comprar uma franquia não tirará de você as responsabilidades sobre a gestão da sua empresa. Será necessário gerir pessoas, manter sua contabilidade em dia, calcular e correr riscos, aceitar decepções, tomar decisões gerenciais, participar do dia a dia da operação, muitas vezes consumindo finais de semana ou longas jornadas de trabalho.

Ao adquirir uma franquia você se tornará um franqueado, ou seja, passará a deter o direito de uso de uma marca já estabelecida, por meio de licença e contrato concedidos pelo franqueador (aquele que desenvolveu no negócio transformado em franquia).

Mas com uma oferta de franquias cada vez maior, qual seria a franquia certa para você empreender? Antes de escolher é preciso pensar em alguns pontos muito importantes nessa decisão. Confira:

Afinidade

Não basta escolher aquelas mais lucrativas ou “top”, é preciso analisar se você tem afinidade com o produto ou serviço que será comercializado. Algumas franquias chegam a permitir que o franqueado faça uma espécie de test drive, experimentando o dia a dia da operação antes de assinar o contrato.

Viabilidade econômico-financeira

Também é importante analisar a viabilidade econômico-financeira do negócio, calculando o valor disponível e o tempo de retorno indicado pelo franqueador, sem esquecer-se de considerar como vai se manter financeiramente até que possa fazer retiradas da empresa.

Investimento inicial

O risco de se gastar mais do que havia sido planejado é uma possibilidade em qualquer empreendimento, por esta razão é preciso levar em conta: o investimento inicial informado pelo franqueador; o tempo previsto para que a empresa atinja o ponto de equilíbrio operacional; o capital de giro para que a empresa tenha recursos para pagar seus compromissos, mantendo um bom nível de atendimento aos clientes; além de uma reserva de capital para se sustentar enquanto não puder fazer retiradas da empresa sem o risco de deixá-la descapitalizada.

Localização

Também é necessário verificar o local onde será instalada a franquia. É preciso verificar se não há impedimento legal para a abertura do negócio pretendido no local desejado, além de averiguar se o franqueador permite a instalação de uma unidade no local selecionado. Na elaboração do plano de expansão da franquia as empresas franqueadoras estimam o número de unidades que serão abertas por município, definindo o território exclusivo de atuação de cada uma delas.

Oportunidades

Se você pretende investir em uma franquia, saiba que você tem mais de duas mil oportunidades de negócio nos mais variados segmentos para escolher aquela que mais se aproxima de seu perfil.

No site www.portaldofranchising.com.br você pode pesquisar as franquias que são associadas à ABF, buscando por nome da empresa ou por valor de investimento.

Para se preparar ainda mais antes de adquirir uma franquia, você pode baixar o aplicativo “Quero uma Franquia”, da ABF, e aprender os passos essenciais para analisar e escolher uma franquia. A ferramenta desafia o seu conhecimento em relação ao universo das franquias, com elementos de gamificação, tornando o aprendizado mais fácil.

*Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), patrocinada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizada no Brasil entre os meses de setembro e novembro de 2015 e entrevistou duas mil pessoas entre 18 e 64 anos de todas as regiões do país, e 74 especialistas em empreendedorismo.


Já leu nosso último post “9 Dicas para ter uma empresa sustentável”: confira aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *