7 Dicas para Lucrar Mais com Datas Comemorativas

7 Dicas para Lucrar Mais com Datas Comemorativas

O ano tem 365 dias e, dentro destes, diversos recebem uma atenção especial por serem datas especiais. Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, das Crianças e Natal são as datas comemorativas que mais movimentam o comércio, fazendo com que as vendas aumentem.

Com o mercado cada vez mais competitivo é preciso que você fique atento às oportunidades e coloque a criatividade em ação para atrair clientes, principalmente com as proximidades das datas comemorativas, que por si só já levam as pessoas às compras.

É preciso ficar atento também a algumas datas que não possuem um dia específico, mas podem ser aproveitadas com promoções, vitrines enfeitadas e outros atrativos.

A volta às aulas, por exemplo, é uma oportunidade para lojas de materiais escolares e calçados; a Copa do Mundo deve ser bem aproveitada por lojas de materiais esportivos; as estações do ano podem ser lembradas por lojas de roupas; além de datas comemorativas voltadas especificamente para profissões, que podem ser exploradas com criatividade.

Conhecer bem os clientes, se antecipar às suas necessidades, preparar o estoque e atender bem são algumas das orientações básicas. Porém, há mais algumas dicas que podem ser úteis para ajudar a atrair os clientes:

Planejamento

É primordial que o empreendedor se planeje com antecedência para obter um bom resultado. Para fazer uma ação de sucesso você precisa verificar se há produção suficiente, se o preço é competitivo, negociar com fornecedores, preparar sua logística e definir estratégias de divulgação, entre outras tarefas (não adianta querer fazer tudo em cima da hora!). Uma ferramenta gratuita que pode te ajudar a organizar essas tarefas é o Trello.

Vitrine

Aproveite esses momentos para mudar e personalizar a vitrine e a fachada. Algumas datas já possuem suas características próprias, que facilitam a decoração, como Páscoa, festa junina, Halloween e Natal. Coloque a criatividade em jogo, tomando cuidado apenas com os excessos.

Horário

Para atender àqueles que saem do trabalho mais tarde ou mesmo a quem deixa os presentes para a última hora, pode valer a pena estender o período de funcionamento do estabelecimento.

Kits promocionais

Fazer um combinado de presentes a preços promocionais pode ajudar a vender mais, especialmente para quem ainda não sabe bem o que quer. Essa também pode ser uma boa saída para eliminar alguns produtos que estão no estoque.

Vale-presente

Também é uma boa opção para o cliente que ainda não decidiu o que levar. É uma oportunidade até mesmo de fazer novas vendas quando o cliente aparece para usar o vale que ganhou. Grandes empresas que já trabalham com vale-presente: Lojas Americanas, Riachuelo, Netshoes e Saraiva.

Mídias sociais

Elas vieram para ficar, então, por que não utilizar essas ferramentas baratas e poderosas de acesso ao público? Um post bem feito, relacionado à data comemorativa, pode gerar interações, compartilhamentos e, consequentemente, a divulgação da marca. Se a sua empresa está presente em diferentes mídias sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn, por exemplo, um boa dica é gerenciar todas elas através de uma mesma ferramenta (que é gratuita), o Hootsuite.

Treinamento

É importante orientar os atendentes para que eles abordem os clientes de maneira correta, sendo educados e atenciosos. Eles devem conhecer bem os artigos à venda, suas características e preços. Além de tudo, conversar com os clientes para compreender suas necessidades. Uma forma gratuita e que pode ser feita sem sair de casa são os cursos à distância, oferecidos por diversas instituições brasileiras e estrangeiras, como o EAD Sebrae.


Já leu nosso último post “Inspire-se com Histórias de Empreendedores que Deram Certo”: confira aqui.

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